![]() |
Operação terá foco na prevenção e no patrulhamento ostensivo | Foto: ASCOM PMAL |
A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) divulgou, nesta quinta-feira (20.fev.2025), o planejamento estratégico para a Operação Carnaval 2025. A ação abrangerá todas as cinco grandes regiões do estado e contará com reforço no patrulhamento ostensivo para garantir a segurança dos foliões e da população.
A operação terá início no sábado (1º de março) e seguirá até a Quarta-feira de Cinzas (5 de março), mobilizando mais de 2.200 policiais por dia. O anúncio foi feito durante uma reunião no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), em Maceió, presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim.
“Nosso objetivo é proporcionar uma festa segura para quem vai brincar e garantir tranquilidade para aqueles que preferem descansar”, afirmou o coronel, salientando que foram observadas as especificidades dos municípios com tradição carnavalesca e daqueles que têm firmado os Termos de Ajuste de Conduta (TACs).
Distribuição do efetivo
O Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) contará com 763 policiais por dia, além de reforço de unidades especializadas como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e Regimento de Polícia Montada (RPMon). Serão utilizadas 103 viaturas no policiamento ordinário e outras 45 em reforço, cobrindo Maceió e municípios vizinhos.
Já o Comando de Policiamento da Região Norte e Zona da Mata (CPRM-ZM) terá 451 policiais por dia e 112 viaturas, atuando em cidades como Maragogi, Murici e São José da Laje.
Na Região Agreste (CPRA), 459 policiais e 120 viaturas farão o patrulhamento em 28 cidades, incluindo locais de grande movimentação carnavalesca.
O Comando de Policiamento da Região do Sertão (CPRS) mobilizará 294 policiais e 59 viaturas em cidades como Delmiro Gouveia, Piranhas e Santana do Ipanema.
Já na Região Sul (CPRSul), o patrulhamento contará com 336 policiais e 70 viaturas em municípios como Penedo, Coruripe e São Miguel dos Campos.
Compromisso com a segurança
O comandante-geral destacou o empenho da corporação para aprimorar a operação. “A cada ano, buscamos aperfeiçoar nosso trabalho. Assim como nas prévias carnavalescas da Capital, nossa expectativa é que o Carnaval de 2025 seja marcado pela tranquilidade e segurança”, afirmou.
A reunião contou com a presença do subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim; o subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim; o diretor de Finanças da PM, coronel Carlos Luna; o diretor de Logística, coronel Carlos Azevedo e representantes dos comandos regionais.